Sobre ser MULHER:

img-20170121-wa0043

Eu venho de uma família de mulheres FORTES. Uma família muito simples, mas que criou suas meninas seguindo o exemplo da dona Maria Rozendo. Responsável, acolhedora, proativa, líder e MULHER em todos os sentidos da palavra.

Não, não, minha avó não foi uma ativista do feminismo, e provavelmente me mataria se eu fosse a uma manifestação HAHAHAH. Mas, mesmo sem ter nenhum conhecimento científico que fundamentasse suas atitudes, ela me mostrou a força de uma verdadeira mulher.

Pra somar com essa avó que sabia fazer tudo – da melhor pamonha do mundo a dar conta de uma roça quantas vezes fosse necessário -, nasci de uma mãe solteira.

Uma mulher que trabalhou a vida inteira e que nunca, nunca, nunca me mandou deixar de ser quem eu era para agradar a ninguém. Muito pelo contrário, aqui em casa a regra é clara: você só não pode conseguir o que você não quiser conseguir.

Ainda tive a honra de contar com tias que cultivaram sonhos numa caixinha por uma vida inteira, até que tivessem a oportunidade de torná-los realidade.

E foi assim que minha personalidade foi se formando. Cercada dessas mulheres.

Eu sou desse jeitinho que todo mundo conhece. Não gosto de sentimentos falsos, de sorrisos falsos e não nego minha personalidade forte, com qualidades e com (muitos) defeitos que eu tento concertar todos os dias.

Eu tiro sarro de mim mesma. Eu falo das manchas na minha pele e do meu nariz grande. Eu faço piada da minha paixão por maquiagem, do meu egocentrismo ocasional e da minha vaidade. Ah, e eu uso ironia em 90% das coisas que eu digo, porque eu sou assim. Eu sempre fui assim.

Não tenho uma gota se quer de vergonha disso e faço questão de demonstrar exatamente essa Laís, porque sou reflexo das lições de todas essas grandes mulheres que me criaram.

Mas hoje eu recebi um “conselho” muito esquisito.

Uma ex-colega de classe veio me “avisar” que as minhas legendas “engraçadinhas” iriam afastar os homens e que, se eu continuar assim, nunca irei conseguir arrumar um namorado.

bb1

bb2

Então,

“Oi, meninas, hoje eu vou ensinar que vocês não precisam ser absolutamente nada além de vocês mesmas pra encontrar o homem da sua vida.”

E se o cara que for o amor da sua vida não conseguir aceitar aquilo que você é, TENTA DE NOVO PORQUE ESSE É O CARA ERRADO.

Eu não consigo lidar com mulheres reproduzindo visões como essa e aceitar que alguém negue a existência do machismo. O machismo existe sim, gente, infelizmente.

O machismo está nas cantadas grotescas que nós, mulheres, ouvimos nas ruas, o machismo está em discursos políticos e o machismo está em situações enormes, como no estupro, mas ele também está nos comentários sutis, como esse que eu ouvi.

Mulheres, por favor, não alimentem esse comportamento. Não ajudem a matar nossas irmãs. Não ajudem a limitar nossas meninas.

Falei, falei e falei só pra dizer que essa coisa de querer ser a gente mesmo é difícil, mas que vale a pena cada dia mais.

Ser você garante que quem permanece ao teu lado realmente te aceita, te respeita e te ama. Porque isso, sim, é amor… ACEITAÇÃO!

Não aceitem menos do que vocês merecem, não mudem suas personalidades porque mulheres “precisam ser xxxxxx”, não escondam suas opiniões e nem deixem de erguer suas vozes pelas causas que habitam nos seus corações.

Não impota o que falem: você é capaz, você é inteligente e você é maravilhosa exatamente do jeito que você está agora!

L.

Deixe um comentário