Dicas práticas para os calouros de medicina!

Algumas semaninhas atrás, minha turma da faculdade estava se organizando para recepcionar os calouros, quando surgiu a ideia de, além de fazer as festas, as gincanas e o “mela-mela” (Na UFAL somos absolutamente contra trotes agressivos e/ou humilhantes) tão tradicionais, escrevermos algo bem prático que facilitasse a vida deles durante o primeiro semestre.

Como somos todos semi-calouros (hahahaha 2 período só não é veterano, né?), as dicas ficaram bem práticas mesmo e, justamente por isso, vocês irão notar que algumas chegam até a ser meio “direcionadas” à UFAL.

Acabei achando válido trazer por aqui, por conta de algumas dicas mais genéricas e tal.

(As dicas em cor mais clara são as específicas pra UFAL.)

Enfim, o material que foi entregue aos calouros foi produzido em grupo, mas todas essas dicas aqui foram escritas por mim!

Imagem: Google!

1.Organize-se!

Você vai notar que grande parte do seu dia será dentro da faculdade, o que implicará muito pouco tempo pra estudar e especialmente pouco tempo para você.

Então, minha dica para poupar tempo é organizar ao máximo sua rotina, seus horários e SUAS ANOTAÇÕES.

Deixar seu material e roupas separadas para o dia seguinte te compra 10 minutinhos a mais de sono pela manhã.

 2.Use uma pasta sanfonada/fichário no lugar do caderno.

Pelo menos PARA MIM funciona bem melhor, já que, em algumas aulas você anota até sua mão cair 5,6 páginas e em outras anota uma linha só!

Dessa forma você vai conseguir andar com todas as suas anotações o tempo todo e sem carregar aquele peso de vários cadernos. Ainda evita aquela coisa chata de uma matéria zerar e a outra estar sem nada escrito.

 3.Tenha uma agenda.

Parece coisa da alfabetização, mas ter uma agenda para não se perder com relação a trabalhos, provas e etc salvou minha pele inúmeras vezes ao longo do semestre.

 4.Use as Salas de Tutoria Quando Precisar de Um Lugar Tranquilo Para Estudar

Eu vim descobrir que isso era possível quase no fim do semestre, mas as salas de tutoria podem ser usadas como sala de estudos quando estão livres.

É só ir buscar a chave e o kit na primeira sala a direita da entrada.

 5.Ouça as Aulas de Biologia Celular e Molecular Antes de Estudar.

Eu me lembro de tentar aprender BCM direto no The Cell e quase chorar HAHAHA, mas aí ouvi o áudio (gravado ilegalmente) antes de estudar e clareou muito minha mente.

BCM se estuda mais ou menos assim:

Preste atenção na aula > Veja vídeos no Youtube (indico o canal Me Salva!)Ouça a aula em casa enquanto olha suas anotações > Veja as figuras do The Cell* > Leia o que não conseguiu compreender completamente.

*As figuras são auto explicativas e ótimos resumos!

6. Veja vídeos de Bioquímica antes de Atacar o Lehninger.

No módulo 2 de bioquímica vocês vão surtar! As aulas no youtube do Prof. Dorival Filho são fantásticas e super completas!

7. Almoço!

O almoço na FAMED é bem caro e, geralmente, não agrada muito. Se estiver sem tempo e/ou preguiça, comam por lá mesmo – apesar de todos os dramas, até hoje ninguém morreu!

MAS, para o dia a dia, indico dividir o prato com um colega no CSAU (comida excelente, variedade e café grátis! Hahaah), que fica logo em frente a FAMED. Custa 10 reais o almoço, mas você coloca prato de pedreiro e divide!

Ou o Restaurante Universitário, que é um pouco longe, mas é muuuuuito barato! Custa 3 reais e é aberto a todos os estudantes! Antes de ir, passe na coordenação com sua matrícula (imprime no SIEWEB UFAL) e peça para carimbarem!

A comida do RU é simples, mas eu acho muito gostosa!

 

8.Na véspera de provas, tire ao menos um cochilo.

Todo mundo vai passar uma noite em claro estudando, mas tire, ao menos, um cochilo de 1 horinha, ou o cansaço vai te consumir tanto que sua mente vai travar na hora da prova.

10.NÃO utilize medicação para ficar acordado.

Durma e não tente dar uma de gostoso, por favor! Deixe medicamento para quem estiver doente.

11.Cumpra seus deveres para pode exigir seus direitos.

Essa é clássica.

Quer respeito dos professores? Respeite-os.

Quer melhorar sua faculdade? Comece melhorando você mesmo.

Quer ajuda? Ajude.

A lista é infinita e extremamente simples de se fazer…

Deixe um comentário